BIM

CONCEITO BIM PARA PROJETOS DE SANEAMENTO

Na busca constante por melhorias em seus processos, a JNS Engenharia, Consultoria e Gerenciamento foi pioneira na implementação em projetos de saneamento do conceito da Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM), um processo que envolve a criação de um modelo virtual inteligente sendo utilizado para tonar o projeto e a documentação mais eficientes, prover melhor coordenação, simulação e visualização. O BIM pode ajudar contratantes e provedores de serviços a melhorar a maneira como os empreendimentos e as infraestruturas são planejadas, projetadas, construídas e gerenciadas.

Com isto temos uma visualização antecipada e mais precisa dos sistemas modelados além das áreas de circulação, prevendo incompatibilidades, permitindo visualizar a evolução da construção, extrair quantitativos, realizar simulações entre outros diversos usos ou aplicações que beneficiam o desenvolvimento do projeto.

Como resultado agregamos maior confiabilidade e qualidade aos nossos projetos e à construção como um todo, além da precisão e também qualidade da informação na produção de desenhos e demais documentos de projeto.

Os benefícios deste processo vão desde o projeto, em que o modelo BIM propicia condições superiores para a coordenação, ajuda a garantir o cumprimento do cronograma, e proporciona a obtenção de quantitativos confiáveis e precisos, chegando até a operação do sistema, incluindo a gestão de ativos e manutenção, por se tratar de um modelo virtual inteligente da planta, com a possibilidade de introdução de todas as informações do sistema que possam ser de interesse.

Nos vídeos abaixo apresentamos um Projeto de Estação de Tratamento de Esgotos, sistema MBR 715 L/s (~2500 m³/h), onde o projeto executivo hidromecânico da ETE foi desenvolvido utilizando-se a plataforma BIM. Além dos resultados citados cima, por se tratar de uma topografia acidentada e em área restrita, uma análise de extrema relevância que o modelo BIM possibilitou no projeto foi o comparativo entre alternativas para otimização de área e volumes de corte e aterro.

A seguir são apresentados alguns trabalhos publicados e eventos que tivemos o prazer de participar e contribuir expondo a experiência da JNS Engenharia, Consultoria e Gerenciamento na elaboração de projetos em BIM, pois acreditamos que o avanço deve ocorrer com o trabalho conjunto entre contratantes, engenharia consultiva, fornecedores de software, universidades, associações e governo.

Palestras e Eventos:
• ABES-SP – Palestrante convidado do Curso de Introdução, Enquadramento e Usos BIM, 2019;
• Encontro Águas: Soluções de tecnologia para o setor de água e esgoto, por Frazillio & Ferroni, 2018;
• Palestrante no Autodesk University Brasil 2016 com o tema: BIM e Saneamento – Estudos de Caso Para Sistemas de Esgotamento e Para Transposição Entre Represas, 2016;
• Palestrante no Autodesk University Brasil 2015 com tema: Utilização do Sistema BIM em Projetos de Saneamento Ambiental e Infraestrutura, 2015.

Trabalhos Técnicos:

  • Congresso ABES Fenasan 2017 – BIM e Saneamento – Soluções Técnicas Para a Concepção de Estudos e Projetos de Sistemas Lineares de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água, 2017; Link para acesso.
  • 27º Encontro Técnico AESabesp – Projeto da ETE Perus – Soluções Técnicas para a Concepção Otimizada do Sistema e Processo de Projeto por Modelagem (BIM), 2016; Link para acesso.
  • 17º SILUBESA – BIM no Saneamento – Processo de projeto por modelagem da construção para estações de tratamento de efluentes aplicado em caso real de sistema MBR, 2016; Link para acesso.