BIM

CONCEITO BIM PARA PROJETOS DE SANEAMENTO

Na busca constante por melhorias em seus processos, a JNS implementou em sua área de projetos a metodologia de projeto por modelagem dos sistemas, o conceito BIM (Building Information Modeling), que consiste no desenvolvimento de um modelo virtual digital das instalações.

Com isto temos uma visualização antecipada e mais precisa dos sistemas modelados e áreas de circulação, permitindo a checagem de interferências, que conferem maior confiabilidade e qualidade ao projeto e construção como um todo, além da precisão e também qualidade de informação na produção de desenhos e demais documentos de projeto.

Os benefícios desse processo vão desde o projeto, em que o modelo BIM propicia condições superiores para a coordenação de projetos complexos, ajuda a garantir o cumprimento do cronograma, e proporciona a obtenção de quantitativos confiáveis e precisos, chegando até a operação do sistema, incluindo a gestão de ativos e manutenção, por se tratar de um modelo virtual inteligente da planta, com a possibilidade de introdução de todas as informações do sistema que possam ser de interesse.

A JNS possui comprovada experiência em desenvolvimento de projetos de plantas de tratamento de efluentes por processo BIM. Exemplo: ETE Perus (SABESP), sistema MBR 715 L/s (~2500 m³/h).