Cliente: Cia. Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP
O trabalho consistiu na elaboração de Projetos Básicos e Executivos do Sistema de Esgotamento Sanitário de Perus e da respectiva Estação de Tratamento de Esgotos. O trabalho abrangeu, de forma geral, as seguintes Frentes de Serviço:
• Frente 01: Projetos Básicos e Executivos da Estação de Tratamento de Esgotos;
• Frente 02: Estudos Ambientais e Documentação Institucional;
• Frente 03: Projetos Executivos de Redes;
• Frente 04: Projetos Executivos de Estações Elevatórias; e
• Frente 05: Serviços de Apoio.
A área de projeto da Estação de Tratamento de Esgotos e do Sistema de Esgotamento Sanitário de Perus está localizada no extremo norte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), englobando os distritos de Perus, Jaraguá e Anhanguera. Está totalmente inserida na sub-bacia do Rio Juqueri, um dos principais afluentes da margem direita do Rio Tietê.
De toda a área de projeto aproximadamente 80% conta com coleta de esgoto, os 20% restantes se referem a áreas de ocupação irregular, áreas onde há necessidade de intervenção conjunta com a prefeitura, áreas de litígio e expansão normal de rede. Não há nenhum tipo de tratamento de esgotos na área. Atualmente existem 153 pontos de lançamento de esgoto “in natura”, ou seja, com disposição do esgoto bruto em córregos e fundos de vale.
O projeto do sistema de esgotamento sanitário e estação de tratamento de esgotos de Perus teve por objetivo a expansão do sistema de coleta e afastamento de esgotos, com implantação de aproximadamente 32 km de coletores tronco, condutos forçados, linhas de recalque e duas estações elevatórias de esgotos de modo a conduzir os esgotos coletados para a unidade de tratamento.
A unidade de tratamento foi projetada com processo de tratamento por lodos ativados em reator de membrana de ultrafiltração – MBR (Membrane Bioreactor) – e remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) permitindo a produção de um efluente com características para utilização como água de reuso, contribuindo para a recuperação da qualidade dos recursos hídricos da região e para a melhoria dos níveis de saúde e da qualidade de vida das populações dos distritos de Perus, Jaraguá e Parque Anhanguera.
O projeto executivo hidromecânico da ETE Perus foi desenvolvido utilizando-se a plataforma BIM – Building Information Modeling, que consiste no desenvolvimento de um modelo virtual digital das instalações que permite realizar análises, visualização antecipada e mais precisa dos sistemas modelados e áreas de circulação, bem como checagem de interferências, conferindo maior confiabilidade e qualidade ao projeto e construção como um todo, além da precisão e também qualidade de informação na produção de desenhos e demais documentos de projeto.