Na busca constante por melhorias em seus processos, a JNS Engenharia, Consultoria e Gerenciamento foi pioneira na implementação em projetos de saneamento do conceito da Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM), um processo que envolve a criação de um modelo virtual inteligente sendo utilizado para tonar o projeto e a documentação mais eficientes, prover melhor coordenação, simulação e visualização. O BIM pode ajudar contratantes e provedores de serviços a melhorar a maneira como os empreendimentos e as infraestruturas são planejadas, projetadas, construídas e gerenciadas.
Com isto temos uma visualização antecipada e mais precisa dos sistemas modelados além das áreas de circulação, prevendo incompatibilidades, permitindo visualizar a evolução da construção, extrair quantitativos, realizar simulações entre outros diversos usos ou aplicações que beneficiam o desenvolvimento do projeto.
Como resultado agregamos maior confiabilidade e qualidade aos nossos projetos e à construção como um todo, além da precisão e também qualidade da informação na produção de desenhos e demais documentos de projeto.
Os benefícios deste processo vão desde o projeto, em que o modelo BIM propicia condições superiores para a coordenação, ajuda a garantir o cumprimento do cronograma, e proporciona a obtenção de quantitativos confiáveis e precisos, chegando até a operação do sistema, incluindo a gestão de ativos e manutenção, por se tratar de um modelo virtual inteligente da planta, com a possibilidade de introdução de todas as informações do sistema que possam ser de interesse.
Nos vídeos abaixo apresentamos um Projeto de Estação de Tratamento de Esgotos, sistema MBR 715 L/s (~2500 m³/h), onde o projeto executivo hidromecânico da ETE foi desenvolvido utilizando-se a plataforma BIM. Além dos resultados citados cima, por se tratar de uma topografia acidentada e em área restrita, uma análise de extrema relevância que o modelo BIM possibilitou no projeto foi o comparativo entre alternativas para otimização de área e volumes de corte e aterro.